Você conhece os tipos de solo e qual sua indicação para o plantio?

Segmentos
Tipos de produtos
Tipos de limpeza
Linhas
Tipos de produtos
Tipos de limpeza
Linhas
Você sabe quais são os tipos de solo e sua indicação para o plantio?

Por Francisco Tovo

Conhecer os tipos de solos, suas características e seus usos é fundamental para garantir a produtividade e a qualidade do plantio. Alguns solos são mais ricos em nutrientes e outros necessitam de correção e intervenção. Há também aqueles que simplesmente não são adequados para a prática agrícola.

Identificar corretamente os tipos de solos e suas principais características é fundamental para garantir uma boa colheita.

Tipos de solos

Basicamente, um solo pode ser argiloso, arenoso, siltoso, lixiviado, latossólico humífero ou calcário.

Os solos arenosos são granulados como areia e são permeáveis à água. Geralmente, esse tipo de solo não é considerado bom para o plantio, pois, devido à sua alta permeabilidade, não concentra uma boa quantidade de nutrientes, que acabam se dispersando pelas camadas. São solos considerados instáveis para a construção e que exigem soluções de engenharia altamente complexas para a instalação de edificações.

Os solos argilosos são aqueles em que predominam as argilas, o que garante certa impermeabilidade à água. Esse solo é popularmente chamado de terra roxa e é considerado bastante promissor para a prática da monocultura de café.

Os solos siltosos são constituídos de siltes, fragmentos de rochas. São solos que erodem facilmente e são considerados instáveis.

Os solos calcários são aqueles em que predominam partículas de cálcio, geralmente em formato de pequenas rochas. É um solo considerado inadequado para o cultivo, mas é usado na construção civil para a produção de cal. É um solo seco e geralmente encontrado em regiões de deserto.

Os solos latossólicos são aqueles em que predominam materiais minerais como alumínio e ferro. São solos com pouco potencial produtivo e muito suscetíveis ao endurecimento.

Os solos lixiviados são solos muito pobres em nutrientes e sais minerais, possuindo quase nenhuma capacidade agrícola, o que torna a prática extremamente difícil e custosa, já que exigem grande quantidade de fertilizantes.

Os solos humíferos são solos em que predomina grande concentração de material orgânico em decomposição. Essa concentração torna esse tipo de solo extremamente fértil, sendo, portanto, indicado para o plantio de qualquer monocultura. Geralmente, são terras bastante escuras.

As cores dos solos

Você sabe quais são os tipos de solo e sua indicação para o plantio?

As cores dos solos podem indicar superficialmente sua capacidade produtiva. Geralmente, os solos apresentam terras claras, escuras ou vermelhas.

As terras claras retratam a baixa composição de material orgânico, o que sugere um baixíssimo potencial produtivo. As terras escuras indicam muito material orgânico, o que é um indício de fertilidade.

Já as terras vermelhas retratam uma grande concentração de óxido de ferro, o que é responsável pela cor. São solos com potencial para alguns tipos de práticas agrícolas.

Atributos do solo

A Embrapa define a qualidade dos solos a partir de uma série de atributos que, quando devidamente identificados, podem indicar com precisão o potencial para cada tipo de atividade agrícola e a necessidade de manejo.

Entre tais atributos, temos: material orgânico e mineral, saturação por bases, caráter alumínico, ácrico, carbonático, sálico e sódico, teor de óxido de ferro, propriedades ândicas, grau de decomposição de material orgânico, entre outros. Cada uma dessas características se refere basicamente à menor ou à maior concentração de determinado tipo de composto, o que pode indicar a recomendação para práticas agrícolas específicas.

Essas características são identificadas em laboratório por meio da análise química dos solos coletados.

A importância do uso de produtos biodegradáveis

É importante lembrar que a degradação dos solos é a principal responsável pela baixa produtividade e fertilidade, e estas estão intimamente relacionadas ao uso de produtos que agridem o meio ambiente e deixam traços de contaminação. 

A Alkon possui uma linha de produtos biodegradáveis certificados que ajudam a promover a manutenção dos equipamentos de maneira sustentável e sem agredir o meio ambiente. Conheça os produtos, informe-se com os colaboradores e adquira soluções inteligentes e sustentáveis para a manutenção dos seus equipamentos.




Formulário de Contato

fale conosco

Cadastre-se

Receba nossas novidades por email.

Biblioteca


Sobre a Alkon

A Alkon é uma indústria química focada em soluções para empresas através do desenvolvimento de produtos para limpeza industrial e comercial.

A aliança entre a eficiência e a sustentabilidade nos torna uma empresa com foco em excelência, desde o atendimento inicial aos clientes, até a entrega final de produtos como desengraxantes, descarbonizantes, sanitizantes, lubrificantes, solventes e muitos outros.

Parceiros de negócios

Anglo Gold Ashanti
Av. Wilson Tavares Ribeiro, 465. Chácaras Santa Terezinha. Contagem - Minas Gerais | cep 32183-680