Você conhece as ferramentas e o maquinário que são utilizados na agricultura?

Segmentos
Tipos de produtos
Tipos de limpeza
Linhas
Tipos de produtos
Tipos de limpeza
Linhas
Você conhece as ferramentas e o maquinário utilizados na agricultura?

Por Francisco Tovo

Arado, enxada, serrote e pulverizador. Esses são só alguns dos itens utilizados na agricultura. Hoje em dia, a mecanização do campo é uma realidade e, cada vez mais, a produção em larga escala exige soluções complexas e modernas que demandam capacidade técnica. Seja para o cultivo da soja, do café, do açúcar ou do milho, o maquinário está presente em boa parte das propriedades agrícolas.

Tratores

O trator é o veículo agrícola mais conhecido e serve para multiplicar a força de trabalho. Ele é usado para cultivar, plantar, arar e até mesmo espalhar fertilizantes. Sua versatilidade o colocou como o principal instrumento da mecanização agrícola.

Basicamente, existem tratores de esteiras e isométricos ou sobre rodas. Os primeiros levam vantagem em relação à sua facilidade de manuseio, ao passo que os últimos têm melhor aderência em terrenos mais acidentados. 
A opção por um ou por outro modelo de trator depende muito do tipo de cultivo e do terreno que se pretende fertilizar.

Pulverizadores

Você conhece as ferramentas e o maquinário utilizados na agricultura?

São os pulverizadores que distribuem substâncias líquidas pela lavoura. Geralmente, essas substâncias são nutrientes, fertilizantes ou defensivos agrícolas. Existem quatro tipos de pulverizadores populares: pistola, barra, costal e atomizador.

Os pulverizadores de pistola trabalham com ar comprimido e podem ter acionamento elétrico ou manual. São mais recomendados para pequenas plantações e jardins, tendo seu uso profissional pouco indicado. Já os pulverizadores de barra são aqueles montados em tratores que se constituem de uma barra com pontas para pulverizar. Eles são considerados ideais para grandes plantações e eficientes na distribuição dos líquidos.

Os pulverizadores do tipo costal são compostos por reservatório, e este é carregado nas costas do aplicador como uma mochila. Tem acionamento elétrico, manual ou por combustível. São indicados para grandes extensões de terra. Já os atomizadores pulverizam o produto com o auxílio da força da corrente de ar e têm a vantagem de atingir grandes distâncias.

Colhedoras

As colhedoras são máquinas de tração específicas para fazer a colheita dos grãos, automatizando, assim, o processamento agrícola.

Basicamente, elas podem ser de arrasto, montadas e autopropelidas. As de arrasto são aquelas acopladas à barra de tração do trator e são acionadas mecanicamente. As montadas possuem um sistema hidráulico e são colocadas também sobre o trator. Já as autopropelidas possuem sua própria fonte de potência.

Arados

Os arados são usados para o preparo inicial da terra para receber os grãos. Os mais populares são os de disco ou de aiveca. Os arados de disco são acoplados no trator e podem ter tamanhos e quantidades diferentes. Eles promovem o corte e a elevação da terra. Os arados de aiveca têm uma superfície retorcida, o que justifica seu nome. Eles fazem a elevação e o corte da terra.

Semeadoras

As semeadoras são máquinas agrícolas que promovem, de forma mecanizada, a distribuição de sementes. Algumas, além de semear, fazem adubação.

De forma geral, as semeadoras são divididas em dois tipos: de fluxo contínuo e de precisão. As semeadoras de fluxo contínuo são indicadas para sementes miúdas, como o trigo, e a sua distribuição é feita sem intervalo. Já as semeadoras de precisão são indicadas para grãos graúdos, como a soja e o milho, e, diferentemente das semeadoras de fluxo contínuo, as de precisão fazem a distribuição de sementes em intervalos programados.

Manutenção

O maquinário agrícola, assim como qualquer outro, exige uma manutenção frequente. Seu custo elevado e a complexidade tecnológica demandam atenção e cuidados. Para garantir um melhor desempenho e mais durabilidade, é importante adotar medidas preventivas, como a limpeza das peças com produtos especializados. A Alkon possui uma linha de produtos que garantem a manutenção adequada. Conheça o catálogo e saiba mais.




Formulário de Contato

fale conosco

Cadastre-se

Receba nossas novidades por email.

Biblioteca


Sobre a Alkon

A Alkon é uma indústria química focada em soluções para empresas através do desenvolvimento de produtos para limpeza industrial e comercial.

A aliança entre a eficiência e a sustentabilidade nos torna uma empresa com foco em excelência, desde o atendimento inicial aos clientes, até a entrega final de produtos como desengraxantes, descarbonizantes, sanitizantes, lubrificantes, solventes e muitos outros.

Parceiros de negócios

Anglo Gold Ashanti
Av. Wilson Tavares Ribeiro, 465. Chácaras Santa Terezinha. Contagem - Minas Gerais | cep 32183-680