Top 5 reciclagem: as principais tecnologias para o tratamento eficiente do lixo

Segmentos
Tipos de produtos
Tipos de limpeza
Linhas
Tipos de produtos
Tipos de limpeza
Linhas


Por Francisco Tovo

Encontrar soluções para tratar o lixo não é só uma questão ambiental, mas também essencial. Cidades como Belo Horizonte produzem, em média, 2.800 toneladas de lixo por dia, o que, de acordo com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), representa 400 caminhões de limpeza cheios. Todo esse lixo, que se acumula nos aterros sanitários ou em outros locais de despejo, disputa espaço com os habitantes da cidade e, ainda, proporciona uma desagradável paisagem para quem convive no seu entorno.

Fora a questão estética, o lixo está associado a proliferações de diversas doenças, como leishmaniose, cisticercose, disenteria, cólera e filariose, o que torna seu tratamento também uma questão de saúde pública.

Se formos verificar somente os aspectos ambientais, então, o lixo está associado a poluições de corpos-d´água, do ar, da terra e de diversos problemas infraestruturais, como drenagem fluvial e escoamento hídrico de uma cidade. Como um hall de problemas extensos, é de se espantar que soluções definitivas para seu tratamento ainda não sejam populares, porém elas existem e são eficientes e bem criativas. Vamos ver algumas:

1. Restos de construção que viram asfalto

Os resíduos deixados pela construção civil geralmente são um problema e ocupam um grande volume de espaço nos aterros sanitários, mas eles podem ser reaproveitados na pavimentação de ruas, avenidas e no conserto de buracos, principalmente aqueles que se originam depois de longos períodos de chuva intensa, como ocorre na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O material que resta da construção, depois de submetido a processamento, pode virar asfalto de boa qualidade. A técnica é uma realidade e foi implementada na pavimentação e na manutenção de avenidas e de ruas da cidade de Recife.

2. Rejeitos de barragens que viram tijolo

Os tão temidos rejeitos das barragens da mineração, que já causaram uma série de catástrofes, são de difícil manejo e fonte de diversas preocupações para as cidades que convivem no entorno. Entretanto, esses rejeitos podem fazer parte de uma casa ou de um prédio. A solução desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais e por empresas parceiras aproveita os rejeitos e os transforma em tijolos de alto padrão. 

3. Sacolinha biodegradável

As famosas sacolinhas biodegradáveis, que são alvo constante de discussões e polêmicas, resolveram definitivamente um grande problema: a decomposição do plástico das sacolas convencionais.

Feitas de resinas de mandioca, milho e batata, essas sacolas se degradam em cerca de 180 dias contra os cem anos que levam as sacolas convencionais. Isso gera um ganho de tempo para a limpeza e um alívio para natureza. 

4. Biodigestores que abastecem carros

O lixo orgânico, como restos de comida e até mesmo esgoto líquido, pode virar energia. Isso é uma realidade amplamente adotada em países como o Japão. Os biodigestores funcionam como usinas que transformam o lixo orgânico em energia. 

Na cidade japonesa de Fukuoka, existe um sistema que usa a água residual do esgoto para fabricar hidrogênio, que abastece desde o sistema elétrico da cidade até os veículos. A solução dos biogestores tem uma ampla aplicabilidade e resolve dois problemas de uma só vez: o elétrico e a destinação do lixo.

5. Lixo que vira tinta

Já pensou em usar o lixo para criar arte e não sujar? Pois é, parece que alguém pensou e realizou. Uma estudante de Engenharia Química do Rio Grande do Sul misturou isopor e casca de laranja para criar tinta. A história parece coisa de ficção, mas é real e virou até assunto de programa televisivo. A solução é criativa, ecológica, inovadora e muito artística.




Formulário de Contato

fale conosco

Cadastre-se

Receba nossas novidades por email.

Biblioteca


Sobre a Alkon

A Alkon é uma indústria química focada em soluções para empresas através do desenvolvimento de produtos para limpeza industrial e comercial.

A aliança entre a eficiência e a sustentabilidade nos torna uma empresa com foco em excelência, desde o atendimento inicial aos clientes, até a entrega final de produtos como desengraxantes, descarbonizantes, sanitizantes, lubrificantes, solventes e muitos outros.

Parceiros de negócios

Anglo Gold Ashanti
Av. Wilson Tavares Ribeiro, 465. Chácaras Santa Terezinha. Contagem - Minas Gerais | cep 32183-680