Estação de tratamento de água (ETA): entenda como funciona

Segmentos
Tipos de produtos
Tipos de limpeza
Linhas
Tipos de produtos
Tipos de limpeza
Linhas


Você sabe como a água é tratada? Por onde ela passa até chegar à torneira da sua casa? Saiba mais no post a seguir.

Por Francisco Tovo

Quando regamos a grama, higienizamos nossas mãos ou tomamos um bom banho, estamos aproveitando o privilégio de ter água limpa e encanada chegando até nossas casas. Tal privilégio, pouco questionado pela maior parte das pessoas, não chega a todos os brasileiros, já que alcança pouco mais de 83% da população de acordo com dados do IBGE. Um número alarmante, que ressalta a importância do tratamento hídrico, que, por sua vez, faz parte de um complexo sistema sutilmente disfarçado quando apreciamos um refrescante copo-d’água.

Para que o assunto não fique confuso, vamos direto ao ponto: estamos falando das estações de tratamento de água (ETAs), complexas estruturas responsáveis por garantir a qualidade e a limpeza da água que consumimos diariamente.

As ETAs são locais destinados à purificação da água captada em rios, poços ou represas. Seu funcionamento garante o fornecimento de água para grandes cidades, como Belo Horizonte, ou seja, ao contrário do que alguns desavisados pensam, a água da capital mineira não vem diretamente da fonte; ela precisa ser tratada e, para isso, passa geralmente por alguns processos que vamos especificar a seguir.

1. Coagulação: ao ser captada e chegar aos tanques da ETA, a água é pulverizada com sulfato de alumínio. Essa substância é responsável por aglomerar partículas sólidas de sujeira, como terra e argila. Quem tem piscina em casa, ou faz manutenção em uma, conhece bem esse produto, já que ele é usado para a mesma finalidade e com o objetivo de deixar a água translúcida.

2. Floculação: em um tanque, a água é movimentada para aglutinar as partículas sólidas anteriormente aglomeradas em maiores flocos para facilitar a filtragem nos próximos processos.

3. Decantação: depois que foram formados flocos maiores, é hora de deixar a gravidade agir e facilitar a limpeza. Nessa etapa, a água é deixada em repouso por um tempo específico para que as partículas se depositem no fundo do tanque.

4. Filtragem: nessa etapa, a água passa por uma série de filtros formados por areia, pedra e carvão com o objetivo de retirar as impurezas menores que não foram excluídas anteriormente.

5. Desinfecção: essa etapa é uma das mais importantes realizadas na ETA, já que é nela que são eliminados os microrganismos causadores de doenças epidemiológicas, como a cólera. Nesse momento, é aplicado ozônio ou cloro na água, que são os agentes responsáveis pela eliminação de vírus e bactérias. Essa etapa também é conhecida como cloração, já que o cloro é a substância mais popular. 

6. Fluoretação: essa etapa não é obrigatória, mas é uma das mais importantes para a política de saúde pública brasileira. A água recebe flúor, uma substância que é capaz de prevenir a cárie. Os casos de cárie no Brasil, principalmente entre as crianças, diminuíram substancialmente depois que essa medida passou a ser adotada nas ETAs.

7. Correção do pH: nessa etapa, a água recebe agentes corretores de pH, como carbonato de sódio. A medida visa à preservação da rede de esgotos, já que, se não for feita, existe o risco de o encanamento ser corroído com o tempo, provocando problemas no abastecimento de água.

Depois de passar por todas essas etapas, finalmente a água é distribuída pela rede e chega até nossas casas. Se você leu até aqui, já entendeu como é importante fazer o uso correto da água e utilizar produtos que são ecologicamente certificados, como os da Alkon. A lógica por trás disso é bem simples: se os produtos não causam impacto ambiental, são bons para sua saúde, já que você consome a água que, invariavelmente, é captada no meio ambiente.




Formulário de Contato

fale conosco

Cadastre-se

Receba nossas novidades por email.

Biblioteca


Sobre a Alkon

A Alkon é uma indústria química focada em soluções para empresas através do desenvolvimento de produtos para limpeza industrial e comercial.

A aliança entre a eficiência e a sustentabilidade nos torna uma empresa com foco em excelência, desde o atendimento inicial aos clientes, até a entrega final de produtos como desengraxantes, descarbonizantes, sanitizantes, lubrificantes, solventes e muitos outros.

Parceiros de negócios

Anglo Gold Ashanti
Av. Wilson Tavares Ribeiro, 465. Chácaras Santa Terezinha. Contagem - Minas Gerais | cep 32183-680