As principais tecnologias do momento para se produzir energia limpa e renovável

Segmentos
Tipos de produtos
Tipos de limpeza
Linhas
Tipos de produtos
Tipos de limpeza
Linhas


Por Francisco Tovo

A demanda por energia cresce vertiginosamente ano após ano. A população aumenta, novos produtos surgem, novos meios de transporte são necessários, novos hábitos tornam-se populares e, assim, a demanda por energia é impulsionada. Nesse cenário, é imprescindível encontrar novas formas de se gerar energia.

O modelo tradicional brasileiro baseado nas hidroelétricas parece ter esgotado sua capacidade de atender às necessidades. Para se ter uma ideia, só o estado de São Paulo foi responsável pelo consumo de 11.203.514 megawatts-hora (MWh) no mês de dezembro de 2019. Um volume de energia que corresponde a mais de 10% da produção total da Usina de Itaipu em 2019 (79,4 milhões de MWh). Tais números confirmam a urgência de se investir de maneira incisiva em novas fontes de energias alternativas, limpas e renováveis. Vamos conhecer algumas:

Energia solar fotovoltaica 

“Aqui ninguém mais ficará depois do sol…” (14 Bis)

Considerada uma das grandes soluções para a demanda de energia da atualidade, a energia solar fotovoltaica parece ter uma capacidade de geração literalmente infinita. Países como o Brasil, que possuem iluminação solar abundante o ano inteiro, podem se aproveitar desse potencial para suprir sua demanda. A solução pode ser individual ou coletiva.

No universo individual, temos telhas com placas solares, lâmpadas autossustentáveis e miniusinas caseiras. Já no cenário coletivo, projetos como a Usina Solar do Mineirão, de autoria da Companhia de Energia de Minas Gerais (Cemig), produzem energia suficiente para atender ao consumo médio de 1.200 residências. Para quem não conhece o projeto, a cobertura do estádio tem, desde sua reforma, seis mil módulos fotovoltaicos que produzem energia diariamente. Basta ter um solzinho que o Mineirão fica bem, “ativo”.

Energia dos oceanos

“Como uma onda no mar…” (Lulu Santos)

Que tal aproveitar uma onda para surfar, nadar, pegar um “jacaré”, tomar um “caldo” ou gerar energia? Pois é, até mesmo energia é possível gerar com as ondas. A tecnologia existe e é usada pelos israelenses. 

Tecnicamente falando, conversores transformam o vai e vem das ondas em eletricidade. A solução seria simplesmente perfeita para países com uma zona costeira continental, como o Brasil, mas, até o momento, por aqui, o projeto fica só no papel e nos estudos.

Energia gravitacional

“Queda que a tudo e a todos transtorna…” (Lobão)

Basta descer uma pedra ou um saco de areia que a lâmpada se acende. Parece mágica, mas não é… A tecnologia desenvolvida pela empresa Gravity Light usa a energia da gravidade para acender uma lâmpada. O dispositivo é econômico, barato, limpo e inesgotável, já que não existem indícios de que a gravidade pode acabar…

Energia eólica

“Vento, ventania me leve sem destino…” (Biquini Cavadão)

O Brasil é um país que tem muito Sol, muito mar, não falta “gravidade” nem vento, e esse tem de sobra…

Considerada uma das melhores formas de se gerar energia, a solução eólica é adequada a estados do Sul e do Nordeste brasileiro. Por meio de turbinas que giram com o vento, a energia elétrica é gerada literamente na velocidade do ar. No Brasil, existem mais de 600 parques eólicos em funcionamento, mas o potencial é bem maior. A tecnologia está bem desenvolvida, no entanto, por aqui, sua implementação ainda é muito tímida se comparada a outros países, como o Japão.  

Energia geotérmica, ou energia geotermal

“Um vulcão adormecido vai entrar em ação…” (Elizabeth)

A energia geotérmica aproveita o calor do interior da terra para gerar eletricidade. Tecnicamente, o vapor em alta pressão liberado movimenta as turbinas que geram energia. A solução é uma boa alternativa para países que possuem extensos parques termais, mas o Brasil, por ocupar um território muito antigo, é escasso desses locais, o que torna inviável a adoção dessa modalidade por aqui, mas não menos inovadora e sustentável. 




Formulário de Contato

fale conosco

Cadastre-se

Receba nossas novidades por email.

Biblioteca


Sobre a Alkon

A Alkon é uma indústria química focada em soluções para empresas através do desenvolvimento de produtos para limpeza industrial e comercial.

A aliança entre a eficiência e a sustentabilidade nos torna uma empresa com foco em excelência, desde o atendimento inicial aos clientes, até a entrega final de produtos como desengraxantes, descarbonizantes, sanitizantes, lubrificantes, solventes e muitos outros.

Parceiros de negócios

Anglo Gold Ashanti
Av. Wilson Tavares Ribeiro, 465. Chácaras Santa Terezinha. Contagem - Minas Gerais | cep 32183-680