O que é pH e como ele interfere nos meios?

Entenda o significado da sigla PH
Segmentos
Tipos de produtos
Tipos de limpeza
Linhas
Tipos de produtos
Tipos de limpeza
Linhas


Por Francisco Tovo, Patrícia Braga Bueno e Abda Florência

A sigla pH está em quase todos os produtos de limpeza, manutenção e até mesmo em alimentos. Essas letrinhas estão sempre acompanhadas de muita informação, exigindo cautela e cuidados.

Nem todos prestam atenção, pior ainda, grande parte das pessoas nem mesmo sabem o significado da sigla pH. E essa falta de informação pode ser um grande problema, principalmente se estamos falando de produtos químicos.

Empresas devem ter profissionais capazes de fazer o manejo correto das substâncias químicas, principalmente quando o assunto é maquinário e limpeza.

Mas como surgiu toda essa história de pH?

O comportamento dos ácidos e das bases é muito importante em todas as áreas da química e em outras áreas das ciências. Lembrando um pouco do tempo da escola, segundo Arrhenius, em 1884, as soluções poderiam apresentar partículas carregadas (+ ou -), chamadas de íons. Assim surgiu a ideia da dissociação iônica, onde ácidos são substâncias que produzem íons H+ e bases são substâncias que produzem íons OH, quando dissolvidas em água.

Exemplo (dissociação iônica da água):

H2O (neutro) ⇌ H(ácido)  + OH– (base)

A sigla pH significa potencial hidrogeniônico e mede a quantidade de íons H+ presentes na solução. Quanto mais íons H+, mais ácida é uma solução, menor o pH.

Existe uma escala numérica de pH, criada pelo bioquímico Soren Peter Lauritz Sorensen, em 1909, para determinar a concentração de íons de hidrogênio, conforme a teoria de Arrhenius explicada resumidamente acima.

Essa escala é determinada de 0 a 14, sendo que 7 significa que uma substância é neutra e está em equilíbrio. Se cabe uma metáfora, podemos dizer que “gente neutra” não quer papo com ninguém, ou seja, não interfere em nada.

Já abaixo de pH 7 a substância é ácida, esse sim gosta de se ligar, e assim como nos relacionamentos, às vezes desequilibrando e às vezes promovendo harmonia. Já acima de pH 7, as substâncias são básicas ou alcalinas e que também gostam de se ligar.

Podemos dizer que quando os extremos opostos se misturam (ácido e base) atingem o equilíbrio e formam substância neutra, ou seja, um neutraliza o outro. Exemplo, se estamos com azia (pH muito ácido no estômago), ingerimos “antiácido” (pH básico) e então ocorre a diminuição/ neutralização da acidez no estômago.

A essa altura, em que você já entendeu o que é pH, deve estar se perguntando: mas o que isso tem a ver com a água? A resposta é um sonoro “tudo”. Para começar, a água considerada pura tem o pH 7. E variações nesse pH podem causar problemas ou promover soluções.

Cada substância tem um valor de pH, e isso determina suas características e funções. A solução da bateria de carros, por exemplo, tem pH 1 e o alvejante de roupas que você compra no supermercado tem pH 13. Enquanto um gera energia, o outro limpa.

Quem já teve ou têm um aquário, conhece bem a importância do pH da água. Alguns tipos de peixe vivem em água ácida, outros em água alcalina e alguns conseguem viver nos dois tipos de pH.

Na agricultura, o pH do solo interfere diretamente no tipo de cultura, pois influência a disponibilidade de minerais das plantas, selecionando seus tipos mais aptos. Isso significa que, dependendo do pH do solo, algumas espécies vingam e outras não.

Para a saúde do homem, o pH do organismo é determinante, já que o sangue tem pH 7, o suco gástrico, pH 2, e ambos dependem dessas concentrações para realizar funções vitais como circulação, no caso do primeiro, e digestão, no caso do segundo.

Para as máquinas então, o pH pode ser um verdadeiro problema ou uma “solução”. Soluções básicas como o prestigiado detergente biodegradável ABS 30 A v da Alkon são ideais para a limpeza pesada de motores, pisos, equipamentos de cozinha industrial e coifas, promovendo a remoção de óleos, graxas e gorduras sem deixar resíduos.

Soluções ácidas podem corroer tubos de metal e promover oxidação de equipamentos, danificando-os parcialmente ou por completo.

Com todas essas informações em mãos, ou melhor, na memória, já deu para “entender” como o pH interfere nos diferentes meios, não é mesmo?




Formulário de Contato

fale conosco

Cadastre-se

Receba nossas novidades por email.

Biblioteca


Sobre a Alkon

A Alkon é uma indústria química focada em soluções para empresas através do desenvolvimento de produtos para limpeza industrial e comercial.

A aliança entre a eficiência e a sustentabilidade nos torna uma empresa com foco em excelência, desde o atendimento inicial aos clientes, até a entrega final de produtos como desengraxantes, descarbonizantes, sanitizantes, lubrificantes, solventes e muitos outros.

Parceiros de negócios

Anglo Gold Ashanti
Av. Wilson Tavares Ribeiro, 465. Chácaras Santa Terezinha. Contagem - Minas Gerais | cep 32183-680